O treinamento esfincteriano com biofeedback é uma alternativa não cirúrgica que pode beneficiar grande número de pacientes. A técnica é minimamente invasiva, indolor e segura. Está indicado para casos em que não houve resolução com as medidas clínicas dietéticas e medicamentosa.
O equipamento de Biofeedback pode ser manométrico ou eletromiográfico. O procedimento com o Biofeedback manométrico consiste na utilização de uma sonda anal, que é inflada dentro do canal anal, de maneira que exerça uma pressão contra a parede do local aplicado. Deste modo solicita-se ao paciente que ele realize contrações, ou seja, que ele aperte a sonda, enquanto visualiza a sua contração através de uma escala de luz do equipamento.
O Biofeedback Eletromiográfico – EMG consiste na utilização de um equipamento eletrônico com sensores de superfície ou sonda endoanal ligado a um computador que capta e mostra de maneira contínua e instantânea do exercício os sinais elétricos provenientes dos músculos em contração, facilitando a conscientização e o treinamento muscular.