Download PDF Para que um bom curativo seja feito, existem procedimentos que precisam ser conhecidos, como por exemplo, como lidar com os drenos, manobras de irrigação utilizando jatos de soro, desbridamentos, além do uso correto dos recursos farmacológicos e a utilização de materiais próprios para curativos.
COMO LIDAR COM OS DRENOS
Após as cirurgias, na maioria das vezes, o dreno está fixado por meio de uma sutura na pele. Usaremos como exemplo um dreno de Penrose.
O primeiro passo é limpar a área do curativo com solução fisiológica, mantendo com uma pinça ou uma gaze o dreno de Penrose em posição. Após a limpeza da pele e da ferida, se houver necessidade, aplica-se uma substância antisséptica sobre a pele e, logo após, o medicamento tópico indicado. Uma gaze dupla, cortada até o meio, será colocada abraçando o dreno.
Na sequência, outra gaze é aplicada sobre o dreno, e outras tantas necessárias para a quantidade prevista de secreção a ser drenada. Fixa-se o curativo com esparadrapo ou fita microporosa na pele.
Caso o dreno utilizado seja rígido e conectado a algum sistema coletor (de sucção ou não), o curativo é feito da mesma maneira, sendo que não podemos colocar gazes sobre o dreno e, sim, manter várias abraçando o dreno.
IRRIGAÇÃO E PRESSÃO DE IRRIGAÇÃO
A limpeza dos ferimentos usando jatos de solução fisiológica, além de muito útil em várias situações, pode ser considerada regra para quase todos os tipos de feridas agudas. A limpeza dessas lesões deve ser feita na periferia e não propriamente no leito da ferida. Utilizamos para limpeza da periferia da lesão gases embebidas em solução fisiológica ou mesmo com antissépticos locais, e o leito pode, no máximo, ser umedecido com solução fisiológica.
Alguns estudos mostram que a distância a ser usada para a irrigação varia de 2,5 a 13 cm, perpendicularmente à lesão. Podemos utilizar uma seringa de 20 ml com uma agulha de calibre 18.
Utilizar, de preferência, solução fisiológica ligeiramente morna (em torno de 37°c).
DESBRIDAMENTO
Desbris quer dizer resto de produtos. O termo desbridamento, vem a ser a ação de retirar o debris de uma ferida.
Podemos considerar que os desbridamentos podem ser físicos ou químicos. Os primeiros baseiam-se, principalmente, nos procedimentos cirúrgicos, ao passo que os medicamentosos (principalmente enzimáticos) ficam no segundo grupo.
PREPARAÇÃO PARA O CURATIVO
LIMPEZA DA PELE
Na pele deve-se usar, inicialmente, a solução fisiológica e, após a limpeza adequada com essa substância, antisséptico tópico. Esse antisséptico deverá ser utilizado em todos os curativos, salvo situações especiais.
A preferência recai nas soluções alcoólica de digluconato de clorexidina a 0,5%, aquosa de clorexidina a 4%, alcoólica de polivinilpirrolidona-iodo a 1%, aquosa de polivinilpirrolidona a 10% ou no álcool iodado a 1%, nessa ordem.
Escolhido a produto a ser usado para antissepsia, utiliza-se a solução fisiológica para iniciar a limpeza da pele. Calça-se uma luva e aplica-se o produto com a ajuda de uma gaze. Não deve haver fricção, e sim a passagem suave dessa gaze sobre a pele em que se está fazendo a antissepsia.
Pronto à antissepsia da pele, a próxima etapa é a limpeza da ferida.
LIMPEZA DA FERIDA
A limpeza da ferida, cirúrgica ou não, é fundamental. A presença de restos de tecidos, coágulos, secreções, impurezas, sangue, entre outros, só dificulta a cicatrização e retarda a rápida recuperação da reação inflamatória do ferimento. Além disso, pode favorecer a infecção da ferida.
PRODUTOS PARA LIMPEZA DE FERIDAS
- Solução fisiológica (utilizar, sempre que possível, na temperatura de 36°c)
- Lactato de ringer
- Água destilada
- Água oxigenada (seu uso é estritamente reservado para retirar sangue coagulado e aderido à pele e a ferida)
- Água filtrada
SUBSTÂNCIAS USADAS NOS CURATIVOS
POMADAS
Pomadas antibióticas ( exemplos: Nebacetin, Garamicina Bacrocin, Verutex )
Pomadas desbridantes ( exemplos: Kollagenase, Iruxol )
Pomadas cicatrizantes ( exemplos: Bepantol, Óxido de Zinco, Hipoglós, Cicalfate, Cicaplast Balm B5 )
ÓLEOS CICATRIZANTES
( exemplos : Dersani, Dermosan, Sommacare, Epitesan )
REFERÊNCIAS
Feridas e curativos |Ed Rubio
Feridas conceitos e atualidades | Ed Martinari