Cirurgia de Incontinência Anal

Download PDF

PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO PELA TÉCNICA DE ESFINCTEROPLASTIA

Os exames realizados indicam que seu esfíncter anal está danificado e, é por isso que você tem dificuldade em controlar o intestino.

Durante a operação o cirurgião irá sobrepor as partes danificadas do músculo, para formar um anel completo em volta do ânus. Se você já tentou outros tratamentos como exercícios e medicamentos, e eles não deram bons resultados, uma operação de reparo do esfíncter é o melhor tratamento disponível no momento.

 

Que preparação é necessária antes da cirurgia?

Você irá provavelmente dar entrada no hospital no dia anterior, ou na manhã da operação. Normalmente é necessário que se esvazie o intestino completamente, antes dessa operação, por isso você deve receber um laxante forte e será orientado a beber apenas líquidos claros. Um enema é também uma alternativa.

Serão feitos exames de sangue rotineiros, feitos antes de qualquer cirurgia, caso isso já não tenha sido feito.

Você responderá perguntas sobre o seu quadro geral de saúde. Esse é um bom momento para fazer quaisquer perguntas que você tenha a respeito da operação.

Você será também visitado pelo anestesiologista, antes de você ir para a sala de cirurgia. Um cirurgião deverá falar com você a respeito da operação e será solicitado que você assine um documento de consentimento. É importante que você entenda claramente que operação foi planejada e quais são os possíveis benefícios, bem como os efeitos colaterais que possam advir do procedimento, esse é um bom momento para falar e perguntar a respeito da operação.

Você receberá meias para usar durante e depois da operação e uma injeção a cada dia. Ambos servem para prevenir coágulos nas suas pernas.

 

O que vai acontecer quando eu sair da cirurgia?

Normalmente, você terá um curativo sobre o corte, em volta do ânus. Normalmente o curativo ficará fixado no lugar por roupas de baixo.

Quase sempre há irritação e inchaço da área, o que pode ser dolorido nos primeiros dias. Analgésicos devem estar disponíveis: Peça ao enfermeiro se você precisar de ajuda com a dor. É melhor manter a dor sob controle, tomando analgésicos em intervalos regulares, do que esperar sentir dor, para então tomar algo. Para alguns, a posição mais confortável é a deitada de lado, com um travesseiro entre as pernas.

Ao acordar, você normalmente poderá comer e beber assim que desejar, e se levantar assim que sentir que consegue. É recomendado que você continue no hospital até que o efeito da anestesia tenha passado por completo.

 

Quando eu posso tomar banho?

Você deve poder tomar banho de banheira ou chuveiro no dia seguinte, o que deve encharcar o curativo e o remover. É possível que você sangre um pouco, (não fique alarmado, a água pode ficar bem vermelha!). Peça ajuda ao enfermeiro se você estiver preocupado. Você verá que banhos freqüentes acalmam a área operada.  Não ponha nada na água do banho e nem use sabonete na ferida.

Os enfermeiros devem normalmente trocar seu curativo duas vezes ao dia no começo. Eles mostrarão como fazer isso sozinho, assim que você conseguir.

Você talvez tenha alguns pontos na sua pele, às vezes o cirurgião deixa a incisão aberta, para permitir melhor cicatrização na parte mais profunda do corte. Todas as suturas são absorvidas e, portanto, não precisam ser removidas.

 

Como evacuarei?

A partir do dia seguinte à operação, você tomará laxantes para amolecer suas fezes e estimular evacuações. Você talvez não sinta vontade de ir ao banheiro por um dia ou dois. Quando você for, você talvez sinta um pouco de dor. Isso é esperado. É nossa intenção controlar a dor por meio de analgésicos quando você os solicitar (é sempre uma boa idéia tomar analgésicos de 15 a vinte minutos antes de ir ao banheiro).

É muito importante não fazer esforço evacuatório e evitar constipação, você deverá  ter fezes bem moles. Você talvez tenha que tomar laxantes para manter as fezes moles. Infelizmente, isso pode significar vazamentos nesse primeiro período pós-operatório. Isso não significa que a operação não obteve os resultados desejados.  É preciso esperar algumas semanas antes de julgar o resultado final da operação.

 

 Higiene pessoal

É importante manter a área em volta da incisão limpa. Enquanto você estiver no hospital, você deve tomar banho de chuveiro ou banheira cada vez que evacuar. É especialmente importante manter o local limpo em caso de vazamento. Um espelho deve ajudar a verificar que a área está sempre limpa.

Você deve verificar que, um pano molhado, toalhas de papel umedecidas ou lenços umedecidos são mais confortáveis do que papel seco (e as mulheres devem se lembrar de limpar-se da frente para trás, na direção oposta ao corte e à vagina. É normal que seu ferimento libere um secreção manchado de sangue e, você precisará usar um gase ou absorvente para proteger suas roupas.

 

Quanto tempo ficarei no hospital?

Normalmente de três a cinco dias após a operação, mas isso varia entre indivíduos.

 

Em casa

Antes da alta hospitalar, um enfermeiro falará contigo a respeito de como cuidar do seu curativo em casa. Você talvez consiga fazer isso sozinho, ou talvez você precise de ajuda. Você verá que roupas justas, como jeans, não serão confortáveis nos primeiros dias.

A cicatrização pode levar várias semanas, especialmente se seu corte não foi suturado, você talvez tenha que continuar usando um analgésico não muito forte, como paracetamol ou dipirona. Às vezes, quando sob tensão, o corte se abre um pouco, quando você já estiver em casa – isso não significa que a operação não será um sucesso. A área vai cicatrizar com o tempo.

Uma vez em casa, tomar banho cada vez que for ao banheiro pode não ser muito prático, mas você deveria continuar a se lavar depois de cada evacuação por três ou quatro semanas depois da operação. Sentar na borda da banheira e usar o chuveirinho pode facilitar.

Você deve evitar andar demais ou ficar sentado por períodos longos até que o corte tenha cicatrizado completamente. Retome suas atividades físicas gradativamente, comece com caminhadas leves. Nadar não seria uma boa idéia, o cloro na água pode afetar negativamente a sua recuperação, e você poderia passar ou pegar uma infecção. Você pode voltar a ter relações sexuais depois de seis ou oito semanas, se sentir confortável.

Não é incomum que eu intestino volte a funcionar normalmente depois de seis ou oito semanas. Não se preocupe se o seu controle do intestino não for perfeito durante esse período. É importante manter o local da cirurgia tão limpo o quanto possível até que esteja completamente cicatrizado, e evitar constipação, bem como esforço evacuatório. Você pode conseguir isso por meio do uso de laxantes, que ajudarão a manter as fezes moles. Se você estiver tendo dificuldades de evacuar, um laxante do tipo estimulante pode ser de ajuda. Ambos podem ser adquiridos na farmácia. Se você tiver constipação mais séria, procure seu médico.

 

Retorno e seguimento

Você normalmente retornará dentro de seis a oito semanas depois da operação. É importante que você fale com o medico a respeito de quaisquer preocupações que você tenha. Se seu controle ainda não é perfeito, você talvez tenha que fazer exercícios para fortalecer os músculos da região anal. Você Não deve começar os exercícios antes do check-up, porque é importante atingir recuperação total primeiro.

 

Quanto tempo devo ficar afastado do trabalho?

O tempo que se leva para voltar às suas atividades varia muito. Se você precisar de analgésicos, lembre-se que eles podem deixar você sonolento, por isso você deve evitar dirigir ou operar maquinários pesados.

Você não deve dirigir até que tenha recuperado suas forças e, sua velocidade de movimentos seja suficiente para lidar com uma situação de emergência. Você também deve se certificar de não estar sonolento por causa do efeito de analgésicos.  A maioria das pessoas não dirige por pelo menos duas semanas e, alguns esperam mais tempo.

Se ao levantar objetos pesados causar alguma dor, evite fazê-lo. A maioria das pessoas precisa de algumas semanas afastadas do trabalho, mas isso dependerá do que você faz. É importante prestar atenção ao seu corpo e fazer somente o que você sentir que consegue.

 

O que faço se precisar de mais informações?

Se você tiver algum problema, ou alguma pergunta, imediatamente ao chegar em casa, entre em contato com o hospital aonde você foi operado. Se algum problema ocorrer alguns dias depois de você ter chegado em casa, entre em contato com seu médico.

 

 Qual é a média de sucesso dessa operação?

Se você tinha problemas sérios de controle do intestino, a operação tem boas chances (70-80%) de melhorar seu controle. No entanto, é importante entender que o controle de gases e de fezes líquidas pode não ser perfeita e você pode continuar a ter urgência. Se seu controle não for bom, meses depois da operação, você deveria pedir para ser encaminhado para biofeedback, para voltar a ter controle do músculo.

Telemedicina

Agende sua consulta on-line
Agende online

REDES SOCIAIS

Facebook

Youtube

Linkedin

Podcast

Fale Conosco

Rua Dr. Ramos de Azevedo, 159
10º andar - Sala 1004 - Centro
Guarulhos - SP - Cep: 07012-020
Atendimento Whatsapp
Atendimento Whatsapp
© 2024 DR. WILTON SCHMIDT CARDOZO | Coloproctologia - CRM 76971 - RQE 31477
Desenvolvido por A9 Marketing Digital
Desenvolvido por A9 Marketing Digital