Download PDF O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
Prolapso retal é definido como a exteriorização da parede retal ou parte dela através do orifício anal. O prolapso retal ocorre quando os suportes normais do reto ficam enfraquecidos, permitindo que o músculo do reto escape pelo ânus.
Às vezes isso acontece somente durante a evacuação e, o músculo volta à posição normal sozinho. Em casos mais sérios, o reto pode precisar ser empurrado de volta, ou às vezes fica nessa posição externa o tempo todo. Quando apenas a mucosa se exterioriza, denomina-se prolapso mucoso ou simples. Nestas circunstâncias, costuma ser menor que 3 cm, não –circunferencial e não exibe pregueamento mucoso.
Quando há exteriorização de toda a parede do reto, o prolapso é referido como completo ou procidência. O segmento exteriorizado é maior que 3 cm, circunferencial no canal anal e se apresenta como um cone intestinal com pregueamento mucoso circular característico.
Essa afecção pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais frequente em indivíduos idosos e mulheres.
Na maioria dos casos, a procidência retal se apresenta associada com diferentes graus de incontinência fecal e com obstipação intestinal.
QUADRO CLÍNICO
A queixa principal dos doentes está relacionada ao desconforto da presença do segmento intestinal exteriorizado, com a incontinência anal, com mucorreia (fluido ou secreção de aspecto viscoso) e com o sangramento. Em cerca de 50% dos casos, a procidência está associada com incontinência fecal, o que piora o quadro clínico.
DIAGNÓSTICO
- História clínica e exame físico proctológico.
O diagnóstico é feito simplesmente pela inspeção.
- Exames complementares do colón devem ser realizados para detectar lesão colônica associada (colonoscopia).
- Investigação fisiológica do canal anorretal devem ser realizados para averiguar a condição funcional da musculatura do assoalho pélvico, da inervação e da disfunção evacuatória anorretal. (eletromanometria anorretal, a videodefecografia, a eletromiografia, o tempo de latência do nervo pudendo e o trânsito colônico).
TRATAMENTO
O tratamento da procidência retal é cirúrgico.
De maneira geral, os procedimentos mais comumente empregados podem ser realizados por via tanto abdominal como perineal, sendo o acesso videolaparoscópico opção com grande aceitação em nossos dias.
A escolha para um determinado procedimento cirúrgico deve ser baseada preliminarmente nas condições da procidência retal.
No prolapso completo do reto ou precidência retal, o objetivo primordial do tratamento cirúrgico deve ser dirigido para correção da exteriorização intestinal, restauração da continência fecal e, se possível, correção da obstipação intestinal, quando associadas.