Por acaso você teve diarreia neste verão? Saiba que não está sozinho. Infelizmente, na estação mais quente do ano são bastante comuns episódios de diarreia.
Por acaso você teve diarreia neste verão? Saiba que não está sozinho. Infelizmente, na estação mais quente do ano são bastante comuns episódios de diarreia.
A presença de divertículos no intestino grosso constitui uma das doenças benignas mais frequentes da atualidade e de fácil diagnóstico.
A doença hemorroidária é uma das enfermidades mais antigas de que se tem registro na história da humanidade. Conceitua-se como a dilatação dos vasos sanguíneos da região anal associada a sinais e sintomas como sangramento, dor, desconforto anal e saliência ocasionada pelos vasos externos ou pela exteriorização dos vasos internos pelo ânus.
A vesícula biliar é uma saculação que mede aproximadamente 8 cm de comprimento e tem a função de armazenar a bile proveniente do fígado. A bile é liberada para o intestino durante as refeições para participar do processo de digestão das gorduras.
A constipação intestinal constitui um dos problemas mais frequentes na gastroenterologia clínica. Em geral, caracteriza-se por evacuações de fezes excessivamente ressecadas, escassas e infrequentes.
A dispepsia funcional é definida pela presença de um conjunto de sintomas gástricos, localizados na região central e superior do abdome e a ausência de doenças orgânicas, metabólicas ou sistêmicas que justifiquem as queixas.
O refluxo de parte do conteúdo do estômago para o esôfago, em algumas situações pode ser considerado um evento fisiológico e normal. Quando o refluxo passa a gerar sintomas ou causar lesões, caracteriza-se como doença. Portanto, temos como definição que doença do refluxo gastroesofágico é decorrente do fluxo retrógrado de parte do conteúdo gástrico para o esôfago, podendo atingir a faringe e laringe.
A incidência de doenças venéreas, ou sexualmente transmissíveis (DST), tem aumentado nos últimos anos, provavelmente devido a maior liberdade sexual. As estimativas atuais são de que 25 milhões de pessoas são infectadas anualmente com gonorreia e cerca de 3,5 milhões de pessoas com sífilis (OMS).
A endometriose é uma doença que se caracteriza pela presença do endométrio em locais fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero, que se renova mensalmente pela menstruação.