ARTIGOS
Por que as diarreias são mais comuns no verão
Por acaso você teve diarreia neste verão? Saiba que não está sozinho. Infelizmente, na estação mais quente do ano são bastante comuns episódios de diarreia.
Setembro Verde
Triagem e detecção precoce são a chave para um tratamento eficaz. Confira a matéria publicada na Revista da APM.
Doença Inflamatória Intestinal na Criança
A doença inflamatória intestinal compreende principalmente duas patologias: retocolite ulcerativa e doença de Crohn. As causas continuam desconhecidas, entretanto, acredita-se que a doença se desenvolva em pessoas geneticamente predispostas associadas a fatores desencadeantes, provavelmente ambientais ou infecciosos.
Doença de Crohn
A doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica, que pode comprometer qualquer segmento do aparelho digestório, desde a boca até o ânus e a região perianal, porém os locais mais afetados são o íleo terminal (Intestino delgado) e o cólon. É peculiar da doença o acometimento segmentar da inflamação, entremeada por áreas normais do intestino. A lesão pode estende
Doença Inflamatória Intestinal
A doença inflamatória intestinal corresponde a qualquer processo inflamatório envolvendo o trato gastrointestinal. Pode ser classificada em doença inflamatória intestinal de causa conhecida (infecções, parasitoses, enterocolites e outros) ou de causa desconhecida, em que 80 a 90 % dos casos correspondem a Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn.
Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn
A doença inflamatória intestinal corresponde a qualquer processo inflamatório envolvendo o trato gastrointestinal. Pode ser classificada em doença inflamatória de causa conhecida (infecções, parasitoses, enterocolites e outros) ou de causa desconhecida, em que 80 a 90% dos casos correspondem a retocolite ulcerativa e doença de Crohn.
Retocolite Ulcerativa
A retocolite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal crônica que pode comprometer a região retal e o intestino grosso, com manifestações clínicas variadas. A região retal está comprometida em aproximadamente 95% dos casos e pode estender-se por todo o intestino grosso.
Câncer de Reto
Os cânceres de cólon e de reto estão entre os tumores malignos mais comuns em todo mundo. No Brasil, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA-2012), estima-se que o câncer colorretal é o terceiro tumor mais frequente em adultos. Nos homens, o câncer colorretal é superado pelos tumores de próstata e pulmões e nas mulheres pelos tumores de mama e colo de útero.
Câncer de Estômago
A maioria dos tumores que ocorrem no estômago é malignos, e, embora a incidência venha caindo de uma maneira contínua e regular nas últimas décadas, eles constituem o segundo tumor maligno mais frequente em todo o mundo.
Cálculos na Vesícula Biliar
A vesícula biliar é uma saculação que mede aproximadamente 8 cm de comprimento e tem a função de armazenar a bile proveniente do fígado. A bile é liberada para o intestino durante as refeições para participar do processo de digestão das gorduras.
Constipação Intestinal: O que você precisa saber
A constipação intestinal constitui um dos problemas mais frequentes na gastroenterologia clínica. Em geral, caracteriza-se por evacuações de fezes excessivamente ressecadas, escassas e infrequentes.
Dispepsia funcional
A dispepsia funcional é definida pela presença de um conjunto de sintomas gástricos, localizados na região central e superior do abdome e a ausência de doenças orgânicas, metabólicas ou sistêmicas que justifiquem as queixas.
Doença Diverticular dos Cólons
A presença de divertículos no intestino grosso constitui uma das doenças benignas mais frequentes da atualidade e de fácil diagnóstico.
Doença do Refluxo Gastroesofágico
O refluxo de parte do conteúdo do estômago para o esôfago, em algumas situações pode ser considerado um evento fisiológico e normal. Quando o refluxo passa a gerar sintomas ou causar lesões, caracteriza-se como doença. Portanto, temos como definição que doença do refluxo gastroesofágico é decorrente do fluxo retrógrado de parte do conteúdo gástrico para o esôfago, podendo atingi
Doenças Sexualmente Transmissíveis
A incidência de doenças venéreas, ou sexualmente transmissíveis (DST), tem aumentado nos últimos anos, provavelmente devido a maior liberdade sexual. As estimativas atuais são de que 25 milhões de pessoas são infectadas anualmente com gonorreia e cerca de 3,5 milhões de pessoas com sífilis (OMS).
Endometriose Intestinal
A endometriose é uma doença que se caracteriza pela presença do endométrio em locais fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero, que se renova mensalmente pela menstruação.
Halitose
O hálito tem origem tanto na boca como nos pulmões. Os odores bucais formam-se no interior da cavidade oral, enquanto que os pulmonares tem geralmente origem sistêmica. Além destes aspectos, o ar expelido dos pulmões deve passar ainda através da nasofaringe, nariz e seios paranasais, recebendo substâncias odoríferas aí produzidas.
Hemorragia Digestiva Baixa
Denomina-se hemorragia digestiva baixa o sangramento agudo que ocorre com origem no intestino delgado (distal), cólon e reto. Em 70 a 90% dos casos, o sangramento cessa espontaneamente em até 48 horas.
Hepatites Virais
Define-se hepatite viral como inflamação no fígado causada por vírus. Representam grave problema de saúde pública em todo o mundo, atingindo milhares de pessoas anualmente.
Procedimentos Endoscópicos Gastrointestinais
Os procedimentos endoscópicos mudaram radicalmente a prática clínica dos médicos gastroenterologistas e coloproctologistas nos tempos atuais. A endoscopia propriamente dita possibilita a inspeção visual direta das estruturas internas dos órgãos do aparelho digestório, tais como: esôfago, estômago, intestino delgado, cólon e reto; permite amostras teciduais (biópsias) e intervenções terap&eci
Doença Hemorroidária
A doença hemorroidária é uma das enfermidades mais antigas de que se tem registro na história da humanidade. Conceitua-se como a dilatação dos vasos sanguíneos da região anal associada a sinais e sintomas como sangramento, dor, desconforto anal e saliência ocasionada pelos vasos externos ou pela exteriorização dos vasos internos pelo ânus.
Colite Microscópica
Você conhece esta doença? Colite microscópica é caracterizada pela presença de diarreia aquosa crônica, sem sangue, a qual acomete principalmente pacientes entre 50 a 70 anos de idade e que apresentam colonoscopia normal, sem lesões aparentes, porém com alterações histológicas típicas através das biópsias.
Você já ouviu falar em Doença de Crohn?
A doença foi descoberta pela primeira vez em 1932 pelo Dr. Burril B. Crohn, em Nova York. Trata-se de uma enfermidade crônica, de causa desconhecida, que se caracteriza por apresentar focos de inflamação em qualquer parte do trato gastrointestinal. Os principais locais afetados são a porção inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso.
A incidência da Doença de Crohn é maior em regiões com alto
Câncer no Intestino
O que você precisa saber
O câncer colorretal é um tumor maligno que se origina no intestino grosso.
O intestino grosso tem a função de absorção de água e eletrólitos, possui cerca de 1,5 metros de comprimento, apresentando fixo na sua quase totalidade. È formado pelo cólon, situado no abdome, e pelo reto e ânus, localizados na pelve e períneo.
Síndrome do Intestino Irritável
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um distúrbio funcional do aparelho digestivo. A Síndrome se caracteriza por apresentar sintomas intestinais importantes sem apresentar qualquer alteração dos órgãos envolvidos. Os exames laboratoriais, endoscópicos e de imagem (tomografia, ultrassom e raio-x ) apresentam-se normais.
Fissura Anal
1. O que é fissura anal?
É um distúrbio proctológico muito comum, constituído por uma lesão oval semelhante a uma úlcera localizada no canal anal. Pode ser aguda ou crônica e acometer pessoas de todas as idades, mas em geral são observadas em adultos jovens e de mais idade. Ambos os sexos são afetados.
Intolerância à lactose
O que você precisa saber
A intolerância à lactose é uma síndrome clínica caracterizada pela deficiência de uma enzima chamada lactase que é produzida pelas células da mucosa do intestino delgado. Os indivíduos com esta síndrome apresentam sintomas gastrointestinais decorrentes da intolerância à ingestão de leite e derivados.